Nos cursos de graduação e pós-graduação, os estudantes da UFPR Litoral são formados de modo que possam contribuir na retomada do crescimento social e econômico regional. Para isso, a formação integral do profissional-cidadão acontece desde o ingresso na Universidade. As atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas de forma integrada, uma vez que o acesso ao conhecimento científico é proporcionado de forma vinculada às necessidades da comunidade local.
A UFPR Litoral destaca-se pelo investimento em políticas afirmativas e inclusivas, desde o processo de ingresso universitário até o acompanhamento a conclusão do curso. As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas se constituem como políticas públicas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e permanência de jovens no ensino superior para que ele possa fazer a diferença no desenvolvimento local. Dessa forma, a UFPR Litoral desponta como um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento e aprendizagem.
" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida" PAULO FREIRE
SAGA
2013
UFPR Litoral. EDUCAÇÃO É A NOSSA PRAIA!

UFPR Litoral
A UFPR Litoral, Setor da Universidade Federal do Paraná, promove a educação superior no litoral do Paraná visando o desenvolvimento humano e local. Instalada em Caiobá, no município de Matinhos, suas ações chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, os Governos Federal e Estadual, com o apoio das prefeituras locais.
O governo federal contribui disponibilizando as vagas de servidores (docentes e técnicos administrativos) que atuam na Universidade; o governo estadual- com a implantação da estrutura física do campus; e o governo municipal com os encargos de impostos municipais e custos relacionados aos serviços de manutenção (energia elétrica, água, telefonia, limpeza e segurança).
Participaram do processo de concepção e estruturação do Setor Litoral personalidades acadêmicas e políticas como o ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, o ex-governador Roberto Requião, o então prefeito de Matinhos, Carlin dos Santos, o ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, o atual diretor do Setor Litoral, Valdo José Cavallet, entre outros.
Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá - Matinhos - PR
CEP: 83260-000

